História da saúde no Brasil
- Interações da Saúde
- 2 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de dez. de 2018
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma grande conquista da população brasileira, mas como ele surgiu? Qual a história da saúde no Brasil até os dias atuais?

Brasil Colônia Antes da chegada da família real no Brasil as questões de saúde pública não eram tão específicas, cada um cuidava de si. As práticas de medicina eram informais, baseavam-se em conhecimentos populares, pajés e curandeiros usavam ervas e rituais como objeto de cura.
Família Real/Revolta da Vacina Ao longo tempo, com chegada da família real os hábitos e padrões modificaram-se, cursos universitários foram fundados e consequentemente as formações em medicina. Passaram-se anos e na República do Brasil, em 1900 o sanitarista Oswaldo Cruz iniciou uma fase de mudanças na saúde pública brasileira por meio de medidas autoritárias. Casas demolidas, doentes isolados, pessoas vacinadas a força sem compreender a razão destas ações. Como consequência, resultou o que conhecemos hoje como Revolta da Vacina.
Aposentadoria e pensão; Governo Vargas; Lei Orgânica da Previdência Social. Saiba mais clicando
Transição democrática e Constituição de 1988
No final da ditadura militar, a saúde pública foi vista sob diferentes necessidades e perspectivas. Na mesma época, a rede privada de atenção à saúde conseguiu se estabelecer no país. Porém, somente na constituição de 1988 foi estabelecido que a “Saúde é um direito de todos e um dever do Estado”. Portanto, o que conhecemos hoje como Sistema Único de Saúde foi resultado inúmeras conferências e intensas mobilizações sociais. Desde então o SUS é assegurado por princípios, políticas e leis. Conheça como se organiza o sistema
Princípios do SUS
Brena Silva e Nice Barroso, para o Blog Interações da Saúde Redatora: Rebeca Magalhães
Dicas e sugestões: via direct/instagram e e-mail
Comments